21 de março de 2013

Homenagem ao Sr. Ogum Beira Mar



Estamos aqui para Homenagear o nosso Guia Ogum Beira Mar,  pelos 33 anos da Casa Tambor de Mina.

Em nossa crença Tambor de Mina, nós cultuamos e acreditamos no Orixá Ogum de Onilé, Ogum esse Nigeriano.

Mas também temos a presença, desta entidade Ogum Beira Mar, que é um grandioso Guia em nosso Terreiro.

Os Oguns da Umbanda, tais como Ogum Beira Mar, Ogum Iara, Ogum Sete Espadas, Ogum de Ronda, Ogum da Guia e outros Oguns, são entidades, espíritos do antigo Império Romano, que comparecem na Umbanda, sobre o Simbolismo da Imagem de São Jorge da Capa Dorcia.

O Orixá do Candomblé é o Deus antigo Africano, que hoje nós cultuamos ele como Elemento da Natureza, como o Ferro, o Aço e as Estradas, porque os espíritos da Umbanda são Entidades.
Temos de entender que no umbandismo, existe a diferença entre o Orixá e o Guia…

Exemplos; que Iemanjá conhecida como Oka Sobá, é um Orixá Africano, já Janaina é uma Princesa, é um espirito, que vem pelas águas e pelas matas.

Deixamos bem franco, que Xangô Airá, Xangô Aganjú, Xangô Agodô, Xangô Afanjá, são Orixás Deuses de Oyó, já Xangô das Almas, Xangô das Pedreiras e outros Xangôs, são Entidades.

Meu Babalorixá Eliezer, Zelador de Santo da Casa Tambor de Mina, vem explicando que houve uma grande confusão, entre Guias e Orixás e que começou pelo facto de muitos Guias, trazerem nomes de Orixás mas não o são, mas porém vem com a própria energia do Orixá, como também no Sincretismo, dizia-se que os Santos Católicos, eram Orixás, para que os antigos escravos, pudessem rezar em paz aos seus Orixás, sem que os Senhores de Engenho descobrissem a verdadeira Cultuação as divindades Africanas.

Dentro de nossos festejos nós usamos as vestimentas com as cores dos Orixás, não as cores dos Guias da Umbanda, em nossa Casa, vestimos a roupa tradicional do Candomblé e somos da Nação Keto.

Nossa Casa tem nome de Casa Tambor de Mina, Pai Joaquim das Queimadas e Ogum Beira Mar, essa entidade que quando chega, trás muita Luz em sua volta, abençoando todos os filhos de Ogum que estejam presentes, aos seus pés eles se abaixam para lhe pedirem a benção.

Cheio de vida e cor, a entidade chega sobre o toque dos atabaques, que soam bem alto e chamam pela força do espirito de um grande guerreiro.

Esse festejo a entidade Ogum Beira Mar é realizado todos os anos em nosso Barracão, no mês de Abril, preparando a Casa para receber não só Sr. Ogum Beira Mar, como todas as entidades que estiverem presentes.

Um Obrigado por fazer parte também desta imensa cultura que existe em nossa Casa, olhe por nós Sr. Ogum e nos guie sempre pelos bons caminhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Casa Tambor de Mina, agradeçe pelo seu comentário e lhe deseja muito Axé!